Inovação na regularização fundiária: O papel transformador das tecnologias durante o processo - Expresso Business

Como a implementação de drones e softwares auxiliam no trabalho diário dos profissionais

A regularização fundiária é um desafio complexo em diversas regiões do país. Para analisar o vasto território, é necessário muito trabalho envolvido, trazendo profissionais das mais diversas áreas para efetivar e agilizar todo o processo, que vai desde  a identificação de áreas regularizáveis, levantamento planialtimétrico, estudos jurídico, urbanístico e socioambiental até a delimitação do projeto Regularização Fundiária, para a concretização da entrega de títulos, Certidão de Regularização Fundiária – CRF. Mas, com o avanço da tecnologia, novas ferramentas foram implementadas revolucionando a maneira como o trabalho é feito diariamente.

A tecnologia está trazendo uma precisão e agilidade sem precedentes aos serviços topográficos e de georreferenciamento. Em um cenário onde a rapidez e a exatidão são extremamente necessárias, os drones se destacam como uma solução eficaz. Estes equipamentos, apesar do investimento inicial, oferecem uma gama de benefícios que justificam seu uso, principalmente na questão de custo x benefício.

Os drones são capazes de fornecer dados e imagens de alta qualidade, indispensáveis para um levantamento preciso, “No futuro, drones monitorarão terreno e vegetação em tempo real, fornecendo dados atualizados para decisões importantes e permitindo respostas rápidas a alterações e incidentes, aumentando a eficiência das equipes de regularização de terras”, explica Brunnet Almeida, Engenheira Civil. As ortofotos, por exemplo, são atualizadas e oferecem uma visão aérea detalhada que muitas vezes não é alcançada por imagens de satélite. Além disso, o uso de drones equipados com kit PPK (Post Processed Kinematic), possibilita a utilização da técnica pós processamento para geração de produtos cartográficos, o que garante precisão ainda maior nos resultados.

“Há pouco tempo, o levantamento topográfico era realizado exclusivamente de forma manual em solo, com o uso de equipamentos de tecnologia mais simples como trenas, teodolitos e estações totais. Em comparação, os drones utilizados atualmente para essa finalidade representam um grande avanço tecnológico”, explica a profissional, que faz parte do Grupo EBI especializado na Regularização Fundiária Urbana – REURB. “A implantação de tecnologias, como o drone com o kit PPK, por exemplo, oferece maior precisão e segurança nos dados obtidos, garantindo um processo mais eficiente, diminuindo ainda mais a possibilidade de erros”, completa. 

O investimento inicial em equipamentos como drones e softwares de processamento de dados pode parecer alto, mas os benefícios a longo prazo são inegáveis. Além da exatidão nos levantamentos, o seu uso também economiza tempo e recursos, tornando o processo de regularização fundiária mais acessível e eficaz.

Diante desse cenário, é crucial que os profissionais e instituições envolvidas na regularização fundiária estejam abertos às novas tecnologias e busquem formas de incorporá-las em suas práticas. A combinação entre expertise humana e avanços tecnológicos é fundamental para enfrentar os desafios dessa importante questão socioeconômica, transformando o panorama da regularização fundiária no país, criando um avanço cada vez maior deste processo de desenvolvimento no Brasil.

Sobre o Grupo EBI:

Fundada em 1972, a Empresa Brasiliense de Imóveis Ltda. (EBI) nasceu com a missão de suprir a carência de moradias na época. Seu primeiro empreendimento, o Loteamento Parque das Américas, deu início a uma trajetória de sucesso no ramo imobiliário.

Ao longo dos anos, a EBI se adaptou às demandas da sociedade e se especializou na Regularização Fundiária Urbana (REURB), com ênfase na Lei 13.465/2017. Essa especialização resultou na criação da Empresa Brasiliense de Engenharia e Reurb Participações Ltda. (EBER) em 2018.

A EBER complementa a atuação da EBI, oferecendo suporte técnico na REURB e expandindo o portfólio de serviços com projetos de engenharia civil.

Em resposta à crescente demanda por compra e venda de lotes, a Empresa Brasiliense Imobiliária Ltda. (EBIM) foi fundada. A EBIM oferece soluções completas para transações imobiliárias, com foco na segurança e na agilidade dos processos.

Hoje, o Grupo EBI se destaca como um grupo sólido e diversificado, oferecendo soluções completas em:

  • Regularização Fundiária Urbana
  • Lotes regularizados
  • Projetos de engenharia civil
  • Compra e venda de lotes

Com foco na qualidade dos serviços prestados e na satisfação dos clientes, o Grupo EBI se consolida como referência em soluções imobiliárias e regularização fundiária.

Share.