Neurotech investe em diversificação e amplia presença feminina na liderança - Expresso Business

Equiparação de 40% de candidatas nos processos seletivos e outras medidas estruturantes faz número de contratadas crescer 136% entre 2018 e 2023

A Neurotech, uma empresa B3 especializada na criação de soluções avançadas de Inteligência Artificial, Machine Learning e Big Data, está investindo na diversificação do quadro de colaboradores e as medidas adotadas levaram ao crescimento da presença feminina. Entre 2018 e 2023, o número de mulheres contratadas cresceu 136%. Somente no último ano, o índice de participação de mulheres no quadro total de profissionais aumentou de 30% para os atuais 33%, percentual quase 50% superior à média registrada nas empresas brasileiras que segundo uma pesquisa da Catho, teria alcançado 23% nos dois primeiros meses de 2022.

Nos quadros de liderança o percentual passou de 24% em 2022 para os atuais 35%, outro número bem acima da média brasileira. Desde 2018, a quantidade de contratadas para a liderança cresceu 155%. Já em áreas técnicas como analistas, os percentuais variam entre 31% e 38%.

A diretora de gente e cultura da Neurotech, Ketty Sanches, atribui esse resultado a um amplo trabalho de conscientização que permeia todas as esferas da empresa, desde a diretoria até os estagiários, combinado com a decisão estratégica de ser uma empresa cidadã e com a adoção de processos pontuais estruturantes, como o estabelecimento de uma meta de 40% de candidatas mulheres presentes durante o início dos processos seletivos e o fortalecimento da representatividade dentro da empresa.

“Isso possibilitou as mesmas oportunidades para os públicos feminino e masculino, aumentando a probabilidade de mais mulheres serem selecionadas para nosso time”, afirma. Ela explica que todo o trabalho foi feito com base no cenário encontrado após a realização do Censo de Diversidade, um mapeamento cujo objetivo era entender melhor a composição do time e aprimorar as ações voltadas à diversidade, equidade e inclusão.

“Após esse diagnóstico, desenvolvemos iniciativas como o uso de linguagem neutra para comunicar a existência de vagas, a construção do 1º Guia de Diversidade, rodas de conversas com mulheres referências em nosso ecossistema, patrocínio e participação em eventos específicos como o Tech Woman 2023 entre outros”, relata a Especialista em Diversidade da Neurotech, Ana Nery.

Para o CEO da Neurotech, Domingos Monteiro, a superação dos 30% de participação feminina não é uma conquista apenas para as mulheres, mas sim para toda a companhia. Apesar disso, trata-se de uma jornada de crescimento que ainda está apenas no começo. “A ampliação da participação feminina e de toda a diversidade não só atende a todos os preceitos de justiça social, mas também acrescenta uma riqueza de pontos de vista e criatividade fundamentais para o desenvolvimento saudável da empresa e a busca dos objetivos estratégicos estabelecidos em nosso plano de crescimento”, conclui.

Sobre a Neurotech

A Neurotech é uma empresa B3 especialista na criação de soluções avançadas de Inteligência Artificial, Machine Learning e Big Data que transformam um mundo de dados dispersos em informações relevantes para que as empresas obtenham resultados expressivos, prevendo novas oportunidades de negócios. Com uma bagagem de mais de 20 anos e expertise em Inteligência Artificial, Analytics e Ciência de Dados, a Neurotech já implantou mais de 1.000 soluções que ajudaram gestores e empresas a transformar dados em melhores decisões nos mercados de crédito, varejo, seguros, financeiro, saúde e telecom. Saiba mais em https://www.neurotech.com.br/

Share.