Ambiental Pro celebra cinco anos de tecnologia e inovação e seu impacto na área ambiental - Expresso Business

Especialista explica como a capilarização do conhecimento está transformando o setor

Ao completar cinco anos em 2024, a Ambiental Pro se destaca como um catalisador de mudanças positivas na área ambiental, capacitando profissionais e estudantes para enfrentar os desafios do presente e do futuro. E esta jornada de inovação e impacto na seara ambiental está apenas começando. Fundada em março de 2019 por Henrique Gonzalez e Adelino Netto, a empresa surge como um testemunho da dedicação e paixão pelo avanço da tecnologia na preservação ambiental, impulsionada pela experiência e visão adquiridas durante experiências acadêmicas e profissionais internacionais dos seus fundadores.

O primeiro contato de Henrique com geoprocessamento e sensoriamento remoto em 2015 foi um ponto crucial em sua jornada. Buscando conhecimentos em engenharia mecânica, tecnologia da informação e engenharia ciclo básico, Henrique conta que sua imersão na engenharia ambiental de fato se deu durante o programa Ciências sem Fronteiras, na Austrália, quando realmente se sentiu inspirado e seu conhecimento o instigou a fundar a Ambiental Pro, após o encontro com o especialista Alfredo Huete, que representou outro ponto de inflexão, impulsionando-o a se dedicar integralmente a esse campo.

Gonzalez conta que retornou ao Brasil determinado a compartilhar seu conhecimento e paixão pela tecnologia aplicada à área ambiental, começando com simples treinamentos e aulas na UFRJ. Ele logo se destacou como um especialista em geoprocessamento, e assim buscou democratizar o acesso ao conhecimento através da internet.

Desde então, a Ambiental Pro se destaca nacionalmente por oferecer uma capacitação sólida e acessível para profissionais e estudantes da área ambiental, sendo referência na formação em sustentabilidade e tecnologia, com reconhecimento pelo MEC e compromisso contínuo com a democratização do conhecimento, ampliando sua atuação, incorporando novos programas e tecnologias emergentes, refletindo essa evolução na oferta de cursos práticos e aplicados, além de serviços como o MBA em Inteligência de Dados Ambientais e o Programa de Capacitação Prático em Geoprocessamento e Sensoriamento Remoto (PAP).

Na área ambiental, Gonzalez aponta a evolução no geoprocessamento e na digitalização dos mapas ambientais, promovendo maior transparência e acesso aos dados. A Ambiental Pro trabalha ativamente na integração entre órgãos públicos, população e academia, buscando tornar assuntos complexos mais acessíveis para alunos e consultorias ambientais, descomplicando o conhecimento, enfrentando os desafios de uma cultura muitas vezes fechada nos órgãos públicos e na academia.

A Ambiental Pro implantou a comunidade DesbravAI (AI de Artificial Intelligence) com o propósito de promover a colaboração e o intercâmbio de ideias entre os alunos, fomentando o desenvolvimento, a criação e o debate conjunto de soluções de inteligência artificial aplicadas à área ambiental. Essa iniciativa é um avanço significativo para estimular a inovação no setor e facilitar a inserção dos profissionais no mercado de trabalho. A estratégia da empresa para integrar seus alunos às demandas do mercado envolve a oferta

de serviços de consultoria e treinamentos personalizados para empresas e profissionais. Essa abordagem está alinhada com o objetivo de preencher a lacuna entre a formação acadêmica e as exigências práticas do mercado, garantindo que os profissionais estejam adequadamente atualizados com as melhores ferramentas e preparados para os desafios da área ambiental.

Para obter mais informações sobre cursos e serviços, visite o site oficial em https://ambientalpro.com.br. Acompanhe o canal no YouTube , https://www.youtube.com/channel/UCBtppU4hN4tTCsMTSqo7RMg , siga-nos no Instagram (@ambientalpro) e no TikTok (@ambientalpro). Se tiver dúvidas adicionais, entre em contato pelo WhatsApp no número (+55) 54 9626-9043.”

Share.