Distribuidora musical Magroove busca expandir atuação no país com novas possibilidades de atendimento aos artistas - Expresso Business

Com o objetivo de impulsionar a carreira de artistas independentes, novos produtos atraíram nomes como Tauã Cordel, Flaira Ferro e Luana Camarah

O mercado musical brasileiro está em expansão e, segundo dados do Escritório Central de Arrecadação e Distribuição (Ecad), o setor movimentou R$1,29 bilhão entre janeiro e novembro de 2023. O bom momento chamou a atenção da Magroove, distribuidora musical que amplia o alcance de artistas independentes nas plataformas de streaming, que desenvolveu um produto exclusivo para o Brasil. Atualmente, a empresa tem 1 milhão de usuários e artistas em 196 países.

Com uma visão voltada para o futuro, a empresa começou, recentemente, a oferecer um produto que acompanha o artista em todas as etapas do processo de lançamento. A Magroove almeja solidificar sua posição como uma das principais distribuidoras musicais no mercado brasileiro, mantendo sua relevância e notoriedade entre artistas em ascensão. Os novos planos atraíram nomes como os pernambucanos Tauã Cordel e Flaira Ferro, a participante do The Voice Brasil Luana Camarah, além de parcerias com selos como Tropical Gold Entertainment e 39d.Studios, que têm incrementado o número de artistas e a penetração da distribuidora no mercado nacional.

Atualmente, a empresa oferece dois modelos de serviço aos artistas: o Magroove DIY (Do It Yourself), que permite a distribuição ilimitada de quantas músicas o artista quiser com apenas uma cobrança anual de US$ 9,99, e o Magroove Stars, desenvolvido exclusivamente para o mercado brasileiro, que inclui distribuição, atendimento individualizado com um manager e um time de especialistas à disposição para cuidar do lançamento em diferentes áreas. 

“Buscamos artistas para unir forças na construção dessa nova fase do mercado brasileiro. Somos fortes na distribuição musical no mercado global e queremos trazer essa expertise em nossas parcerias aqui para o Brasil”, comenta Vítor Cunha, CEO e cofundador da Magroove. “A ideia é firmar parcerias com músicos que queiram fazer a diferença no mercado nacional e estão cansados da dinâmica antiquada com selos e gravadoras. O mercado é muito arcaico e tem espaço para mudança, tornando-se mais transparente e menos burocrático”, explica Cunha. A empresa está presente em 196 países e tem forte atuação em mercados como Estados Unidos, Índia e Europa com artistas independentes.

Criada pelos brasileiros Vitor Cunha e Fabrício Schiavo, engenheiro de som e engenheiro mecatrônico, respectivamente, a empresa cresceu significativamente em número de usuários nos últimos dois anos, expandindo sua base de usuários em 47%, totalizando mais de 1 milhão de usuários em janeiro de 2024. O objetivo é replicar o sucesso obtido nos mercados dos EUA e globalmente, mantendo um compromisso contínuo com as necessidades reais dos artistas.
Aliada às novas tecnologias, Magroove emprega tecnologia de ponta em todas as suas operações, desde um aplicativo de descoberta musical com inteligência artificial proprietária até um sistema de distribuição DIY totalmente automatizado. Esse foco em tecnologia permite uma experiência mais eficiente e intuitiva para os artistas, agilizando o processo de distribuição e proporcionando maior controle sobre sua carreira musical.

Share.