Rodrigo de Morais apresenta iniciativas de desenvolvimento comunitário e esportivo na Zona Leste de São Paulo - Expresso Business

Conheça o líder sindical, seu compromisso social com o município ao propor ações com ênfase no trabalho, terceira idade e ressocialização

Filho de Jorge Carlos de Morais e Dona Edileusa, casado e pai de três lindas filhas, Rodrigo de Morais é bacharel em ciências do trabalho, atuando como representante dos trabalhadores, ocupando o cargo de dirigente do Sindicato dos Metalúrgicos de São Paulo e Mogi e integrando a Força Sindical SP, tendo uma trajetória profissional marcada pelo compromisso com a ética e a retidão, sempre colocando o bem-estar e o interesse coletivo no centro de suas decisões.

Um dos projetos idealizados e fundados por Rodrigo é o movimento Zona Leste Somos Nós (ou ZLSN), cuja missão é promover o desenvolvimento de atividades no terceiro setor na região. Rodrigo identificou diversas entidades comprometidas com a causa social na Zona Leste de São Paulo que enfrentavam dificuldades com a falta de documentação regularizada, impedindo-as de acessar editais e obter, assim, o apoio oficial.

A ONG Zona Leste Somos Nós, fundada por Rodrigo, promove um curso de artesanato na Zona Leste de São Paulo, destinado à população idosa. O objetivo principal dessa iniciativa é valorizar o conhecimento e a experiência dos idosos, fortalecer os laços comunitários e combater o isolamento social. O curso, orientado pela artista plástica Juvaldina Lisboa, oferece uma ampla variedade de atividades artísticas, desde técnicas tradicionais de bordado até trabalhos com materiais recicláveis e pintura em tecido. Além de proporcionar a aquisição de habilidades artesanais, o projeto causa um impacto positivo na comunidade, desmistificando estereótipos relacionados ao envelhecimento e mostrando que a terceira idade é uma fase de potencial e criatividade. O curso se tornou um espaço de encontro, afeto e resgate das narrativas pessoais das participantes, representando uma valiosa contribuição para a promoção do bem-estar social e comunitário.

Na região, Rodrigo fundou uma associação com o propósito de atender às necessidades da comunidade do bairro onde cresceu. A associação é fruto do esforço coletivo e da solidariedade entre vizinhos, representando um ponto de apoio inestimável para os moradores da região.

Rodrigo é também responsável pelo portal de notícias ZLSN, que nasceu da percepção de que a mídia tradicional dedicava pouco espaço para ações sociais. O portal, criado há dois anos, tem o compromisso de levar notícias do território, das ações e atividades para o mundo, fazendo jornalismo de qualidade, com o apoio de voluntários e muita paixão pelo que fazem.

Formado em educação física, sócio do Sport Club Corinthians Paulista onde é voluntário no Departamento de Futebol Associativo Canindé há cinco anos, Rodrigo ocupa o cargo de Assessor Geral, onde é responsável pela organização de campeonatos internos de futebol e por toda a organização do departamento. O que amplia o seu entendimento de que o esporte é uma poderosa ferramenta de ressocialização a favor de uma sociedade mais diversa, plural, empática.

Ainda, está envolvido no projeto São Paulo Somos Nós, que levará para todos os munícipes de São Paulo a vivência proporcionada na região leste por meio do projeto ZLSN. O projeto São Paulo Somos Nós, visa contribuir com o crescimento, a união e o planejamento para uma cidade mais acolhedora e com oportunidades para todos.

Seus esforços e dedicação têm sido reconhecidos por diversas personalidades, como Miguel Torres, presidente da Força Sindical, e Jorge Carlos de Morais, secretário-geral do Sindicato dos Metalúrgicos de São Paulo e Mogi. Além deles, Paulo Pereira da Silva, Deputado Federal, e Pedro Nepobuceno, presidente municipal do partido Solidariedade, também expressam sua gratidão e admiração pelo comprometimento e dedicação de Rodrigo.

Para mais informações sobre Rodrigo e o trabalho que ele tem desenvolvido, acesse o site: https://www.rodrigodemorais.com/.

Share.