Duo Bravaguarda faz mistura criativa de sucessos internacionais e nacionais em mash-ups nas redes sociais - Expresso Business

Um dos vídeos mais populares da banda, que combina “Telefone” de Jorge Ben Jor com “Superstition” de Stevie Wonder, viralizou rapidamente, acumulando mais de 500 mil visualizações. Recentemente, o mash-up de “Rock With You”, de Michael Jackson, com “Lilás”, de Djavan, já ultrapassou os 500 mil plays no Instagram

Acesse o instagram da Bravaguarda e assista aos mash-ups

São Paulo, 16 de abril de 2024 – O duo Bravaguarda vem se destacando nas redes sociais com uma abordagem musical inovadora e divertida: os mash-ups. Mesclando sucessos internacionais e nacionais, a banda cria sonoridades criativas que transcendem barreiras de gênero e estilo, oferecendo aos ouvintes uma experiência musical única. Dan e Gui Barreto já reuniram artistas como Santana e Rita Lee no mash-up de “Smooth” com “Mania de Você”, Arctic Monkey e Os Paralamas do Sucesso no mash-up de “Fluorescent Adolescent” com “Ela Disse Adeus”, e muitos outros. 

A ideia por trás desses mash-ups surgiu de uma busca por maneiras de movimentar as redes sociais da banda. Em meio a essa reflexão, os integrantes da Bravaguarda encontraram inspiração em seu propósito central: fazer música que os conectasse genuinamente com seu público.

“Estávamos debatendo sobre como queríamos ser vistos como artistas daqui pra frente, nessa nova fase. E chegamos à conclusão de que a nossa melhor versão, o que temos de mais interessante para passar pras pessoas é de fato o nosso propósito, que é juntar com a banda e fazer um som. É isso que nos move, é isso que a gente sabe fazer e é assim que a gente sabe se comunicar com as pessoas”, compartilhou a banda sobre a inspiração por trás dos mash-ups.

Decididos a não se limitarem a simples covers, a banda optou por releituras criativas que misturam o melhor da música nacional e internacional, com misturas inusitadas. Essa abordagem permite que a Bravaguarda compartilhe com seu público as diversas influências que moldam sua sonoridade.

“Sobre a escolha das músicas, a gente tenta começar de uma música nacional ou internacional que a gente curte, isso já dita a identidade do som que vamos fazer e aí a mistura se torna aleatória de acordo com o que a gente percebe que encaixa harmonicamente ou melodicamente. É até difícil de explicar, mas depois das duas primeiras, as ideias vão surgindo naturalmente”, explicou a banda.

Essa abordagem ousada e criativa tem rendido frutos surpreendentes para a Bravaguarda. Desde o lançamento dos mash-ups, a repercussão tem sido excelente. Um dos vídeos mais populares da banda no instagram, que combina “Telefone” de Jorge Ben Jor com “Superstition” de Stevie Wonder, viralizou rapidamente, acumulando mais de 500 mil visualizações. Recentemente, o mash-up de “Rock With You”, de Michael Jackson, com “Lilás”, de Djavan, ultrapassou os 500 mil visualizações no Instagram em menos de uma semana de publicação..

Além disso, é notável o engajamento de artistas como Péricles, Matuê, Fabiano Cambota e Milton Guedes, que têm assistido e interagido nos posts da banda, solidificando sua posição como uma das mais promissoras da cena musical contemporânea.

Além dos mash-ups, a Bravaguarda tem uma trajetória marcada por lançamentos respeitados por público e crítica. Em 2018, com a produção de Milo Andreo, a banda lançou o álbum “Abra Seus Olhos”, contando com 12 faixas. Desde então e agora como um duo (formado por Dan e Gui Barreto), a Bravaguarda vem conquistando, cada vez mais, simpatizantes de seu trabalho pautado pela identidade indie-pop.

Em 2020, lançaram pela Deckdisc uma versão para “Palco”, clássico do mestre Gilberto Gil, além da versão acústica de “Abra Essa Janela”, com a participação da cantora Cyz Mendes (Plutão Já Foi Planeta). Ainda no mesmo ano, apresentaram o single intitulado “Chega”, uma música que clama como um basta na rotina em prol da busca pela felicidade.

Já em 2021, no final de janeiro, foi lançada a canção “Sabe”, um indie pop que traz como mensagem central a valorização da busca pelo amor verdadeiro, pelo amor próprio, sem abrir mão do que mais vale nesta geração: ser você mesmo. Ainda no mesmo ano, nasceu o seu mais recente trabalho, o EP ‘O Amor Pede Lugar’. Produzido por Tulio Airold e novamente lançado pela Deckdisc, o grupo reforçou a maturidade da sua nova identidade – com destaque para as diversas influências da MPB e do pop e rock brasileiro dos anos 60, 70 e 80 – no lançamento de quatro singles + videoclipe, somando quase 1 milhão de plays nas principais plataformas de streaming.

Em 2023, a banda lançou pela Alma Music as faixas “Descobri”, “Surpresas e Acasos” e “Não Importa Mais”, todas acompanhadas de videoclipes. No mês de março deste ano, o duo lançou o EP “Plano-Sequência”, que chegou acompanhado de um audiovisual gravado em plano-sequência, como já avisa o nome do EP.

Redes Sociais Bravaguarda:

Instagram

YouTube

Spotify 

Share.